• O que é Clareamento Dental?

    Clareamento é o procedimento que basicamente, visa alterar a cor dos dentes, de um tom mais escuro para mais claro.

    Clareamento e branqueamento são a mesma coisa? Qual o termo correto?

    A expressão clareamento e branqueamento se referem ao mesmo procedimento, entretanto, o termo mais correto é clareamento dental. Isso porque o termo branqueamento sugere que após o procedimento seus dentes vão se tornar mais brancos, o que não pode ser garantido.

    Após o tratamento, sabe-se que os dentes ficarão com uma tonalidade mais clara, porém o quão mais claro não se pode ter certeza. Ou seja, se seus dentes são amarelos, eles provavelmente ficarão amarelo claro, mas não brancos.

  • Quais os tipos de clareamento existem?

    Os implantes dentais são estruturas metálicas semelhantes a parafusos, fabricadas em titânio, cuja função é suportar próteses dentárias unitárias, parciais ou totais, fazendo a função das raízes dos dentes. Ao redor dos implantes ocorre o fenômeno biológico chamado osseointegração, caracterizado pela formação de tecido ósseo ao redor do titânio.

    Descoberto em 1950 pelo cientista sueco Branemark, os implantes hoje são usados com segurança em todo o mundo e constituem, na maioria dos casos, a melhor solução para a reposição de dentes perdidos.

    Importante ressaltar que os implantes não são os dentes em si, mas o parafuso que sustenta a prótese dentária.

    Dessa forma, a colocação de um implante envolve sempre duas etapas: a primeira, cirúrgica, consiste na instalação do parafuso de titânio no tecido ósseo; a segunda, protética, consite na confecção da coroa dentária, ou prótese, fixada sobre o implante através de um parafuso ou cimentada sobre ele.

    Entre essas duas etapas o paciente não fica sem dentes. Sempre se planeja a confecção de próteses provisórias para substituir os dentes perdidos até a cicatrização final dos implantes.

  • Perguntas Frequentes

    Quais os tipos de géis clareadores existem?

    Basicamente dois tipos, o peróxido de hidrogênio, que é utilizado tanto para o clareamento caseiro, como para o em consultório, e o peróxido de carbamida, que é utilizado somente para o clareamento caseiro.

    Quanto tempo leva para os dentes clarearem?

    O clareamento é um processo progressivo, ou seja, a cada sessão de clareamento em consultório e a cada aplicação em casa, o paciente sentirá uma evolução do tratamento. A média, entretanto, e o limite seguro de uso para o clareamento caseiro varia de 4 a 6 semanas e para o clareamento em consultório varia de 1 a 3 sessões.

    Existe algum risco para a estrutura dental? Os dentes ficam mais sensíveis?

    Caso o clareamento seja feito com acompanhamento profissional e dentro dos limites seguros de uso, não há qualquer risco para a estrutura dental ou para a saúde geral do paciente.

    A sensibilidade, entretanto, pode acontecer, porém é passageira e não ocasiona nenhum dano a estrutura dentária. É mais frequente após o clareamento de consultório devido a maior concentração do gel clareador e vai diminuindo com o passar do tempo, geralmente em 24 a 48hs.

    Todo clareamento caseiro exige que de durma com o gel na boca?

    Não. Antigamente, quando não se tinha tanta disponibilidade de fórmulas de gel, elas deveriam ser usada por períodos longos, sendo recomendado o uso noturno. Hoje  existem várias fórmulas que vão desde as mesmas 8 horas até mesmo a géis que só precisam ser usados por 1 hora por dia.

    É verdade que durante o clareamento é proibido ingerir alimentos com corantes?

    Não. Quando se faz o clareamento em consultório, a restrição aos alimentos de cor (coca-cola, café, vinho, molho de tomate etc) é regra, mas somente nas 48h posteriores ao procedimento.

    Já no clareamento caseiro pede-se um policiamento maior dos alimentos durante as semanas de uso do gel, principalmente nas duas horas após a remoção da moldeira com o gel clareador. Essa recomendação se deve ao aumento da porosidade da estrututa dental provocada pela substância clareadora, o que aumenta a absorção de pigmentos, podendo afetar o sucesso do clareamento.

    O Clareamento altera a cor de restaurações já existentes?

    Não. O Clareamento altera a cor dos dentes, e não de restaurações ou próteses que por ventura já existam. Nesse caso, após o clareamento, deve-se fazer a troca das mesmas para que fiquem satisfatória e semelhante a cor final dos dentes.

    Quanto tempo dura um clareamento?

    O tempo de duração do clareamento depende basicamente da alimentação e dos hábitos de higiene do paciente. Quanto menos alimentos escuros e com corantes estiverem no seu cardápio e melhores seus hábitos de higiene bucal, maior será o tempo de duração de seu clareamento.

    Quais as dicas para ter dentes brancos?

    Antes de mais nada a principal dica é manter a higiene bucal constante. Escovar os dentes, usar o fio dental e fazer visitas ao dentista regularmente.


Vantagens Studio Sorriso

- Profissionais especializados em Clareamento Dental e Odontologia Estética

- Equipe com mais de 30 anos de experiência em odontologia

- Infra-estrutura moderna e confortável

- Estacionamento privativo

- Localização privilegiada no bairro Gutierrez