• O que é Periodontia?

    Especialidade da odontologia responsável pelo estudo e tratamento das estruturas que protegem (gengiva) e sustentam (osso, ligamento periodontal e cemento) os dentes.

    O termo vem da união do sufixo “peri= ao redor de” com + “odonto= dente”.

    O periodontista, além de tratar as doenças que afetam as estruturas periodontais, é responsável pela correção estética dos problemas da gengiva.

  • Áreas de atuação do periodontista

    - Prevenção de doenças bucais em geral

    - Tratamento não cirúrgico de doenças dos tecidos que circundam o dente (periodonto)

    - Tratamento cirúrgico de defeitos anatômicos e seqüelas de doenças

    - Tratamento cirúrgico para possibilitar colocação de restaurações e próteses

    - Regeneração de estruturas e tecidos perdidos por infecções

    - Cirurgias plásticas gengivais com finalidade estética

    - Remoção de freios labiais e linguais proeminentes

    - Planejamento e colocação de implantes osseointegrados

  • O que é doença periodontal?

    Entre as doenças que afetam o periodonto, duas apresentam a maior prevalência na população em geral, a gengivite e a periodontite.

    Segundo dados do último levantamento de saúde bucal da população brasileira, realizado em 2010, cerca de um quarto dos adolescentes de 12 anos de idade, um terço dos adolescentes de 15 a 19 anos, aproximadamente a metade dos adultos de 35 a 44 anos de idade, apresentam sangramento gengival.

    O sangramento da gengiva é um dos primeiros sinais de que há algo errado com o seu periodonto. Para saber a causa do sangramento, é necessária a avaliação de um dentista. Entretanto, na maior parte dos casos, o sangramento se deve a uma gengivite. Ou seja, inflamação da gengiva.

    Além do sangramento, a gengivite pode vir acompanhada de mudanças na cor e na forma da gengiva. Seu aparecimento pode ser rápido e está associado com o acúmulo de placa bacteriana e tártaro sobre os dentes.

    O tratamento consiste na remoção desses depósitos de placa através de uma limpeza profissional e uma boa higienização em casa. Em alguns casos, o dentista pode prescrever um enxaguatório bucal.

    Já a periodontite se caracteriza por uma inflamação que afeta, além da gengiva, as outras três estruturas ao redor dos dentes, ou seja,o osso, ligamento periodontal e cemento radicular.

    Assim como a gengivite, a periodontite é causada pela placa bacteriana e pelo tártaro. Por afetar as estruturas responsáveis pela fixação dos dentes, exige tratamento rápido.

  • Sinais e Sintomas de doenças periodontais

    A gengivite apresenta como principal sinal, o sangramento. Entretanto, pode-se observar, na maioria dos caso, uma mudança na coloração da gengiva (ela se torna mais vermelha), no formato (a gengiva aumenta de volume) e na consistência (ela se torna mais flácida). Na maioria dos casos, os pacientes não relatam dor.

    Já na periodontite, além do sangramento gengival, os pacientes podem relatar dentes “bambos”, mudança na qualidade do hálito, na posição dos dentes e retrações da gengiva, levando a sensação de dentes longos ou crescidos. Esses sinais se devem a destruição das estruturas que sustentam os dentes. A dor pode estar presente. A percepção de algum ou todos esses sinais e sintomas depende da gravidade da doença.

  • Perguntas Frenquentes

    Qual é a causa das doenças periodontais?

    Tanto a gengivite quanto a periodontite são causadas por bactérias presentes na placa e no tártaro. Desta forma, o tratamento consiste na remoção dessa placa e do tártaro.

    As doenças periodontias podem causar a perda dos dentes?

    Quando não tratada, ou, dependendo da gravidade da doença à época do diagnóstico, a periodontite pode sim, levar a perda dos dentes.

    O tratamento é sempre cirúrgico?

    Não. A necessidade de cirurgia será determinada de acordo com a gravidade ou sequelas produzidas pela doença.

    De qualquer forma, para que a cirurgia seja realizada, é necessária uma ótima colaboração do paciente quanto à manutenção de uma boa escovação.

    O que é uma cirurgia plástica periodontal?

    Cirurgia plástica periodontal envolve um conjunto de técnicas cirúrgicas que visam corrigir defeitos de forma, cor ou quantidade de gengiva, afim de produzir sorrisos mais agradáveis, do ponto de vista estético.

    Entre as cirurgias plásticas periodontais estão aquelas realizadas com o objetivo de eliminar o tecido gengival em excesso (correção do sorriso gengival), remover pigmentações da gengiva (melanoplastia) ou aumentar a quantidade de gengiva, recobrindo áreas com raízes expostas (recessões gengivais).

    Quando são indicadas e quais os requisitos para poder submeter-se a uma cirurgia plástica?

    A indicação principal se dá quando o defeito altera a harmonia do sorriso do paciente. Como requisito obrigatório, exige-se saúde bucal.

    Doenças periodontais, cáries, problemas endodônticos, entre outros, devem ser tratados antes de qualquer cirurgia estética.

    Por que são necessários enxertos gengivais para recobrir raízes?

    A razão principal é estética, especialmente quando o paciente mostra a raiz ao sorrir ou ao falar.

    O enxerto também pode ser indicado em raízes que apresentam sensibilidade.

     

    De onde são retirados os enxertos?

    As técnicas que apresentam melhores resultados estéticos são aquelas que utilizam enxertos retirados do palato, chamados de enxertos subepiteliais, pois utiliza-se apenas uma delicada camada de tecido que fica embaixo do epitélio.

    Há situações em que é possível o uso de materiais sintéticos com resultados muito favoráveis e nesse caso a cirurgia é mais simples e tem pós-operatório mais confortável.