• Sobre Prótese

    Especialidade da odontologia responsável pela reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, estética e saúde bucal. De maneira geral, é o profissional responsável pela reabilitação bucal do paciente.

  • Quais são os tipos de próteses?

    Prótese total removível:

    A prótese total, mais conhecida como “dentadura” é aquela utilizada para os casos em que o paciente perdeu todos os seus dentes. Nestes casos, é confeccionada uma estrutura móvel em que os dentes são substituídos por dentes de acrílico, conforme o formato, a cor e o tamanho dos dentes naturais do paciente.

    Para que a prótese total seja a estrutura perfeita, é preciso que o profissional conte com habilidade na hora de confeccionar, tenha técnica e conheça as condições dos rebordos remanescentes. Esse tipo de prótese costuma ser de fácil instalação, porém muitos se sentem inseguros com a possibilidade de cair ou mesmo perder a prótese. No quesito higienização, esse tipo de prótese também demanda cuidados especiais.

     


    Prótese parcial removível (PPR Roach):

    Quando o paciente conta com um bom número de dentes remanescentes, recomenda-se a adoção de uma prótese parcial removível. Neste tipo de prótese não é necessário a extração ou o desgaste dos dentes remanescentes, além de contar com uma fácil manutenção. Sua instalação é feita a base de conectores, grampos e selas que garantem a segurança fazendo com que a prótese não caia com a movimentação natural da boca.

                                  

    Prótese fixa:

    Popularmente conhecida como “coroa” ou “ponte fixa”. Enquanto as coroas são próteses unitárias, ou seja, envolvem apenas um dente, as ponte fixas precisam de dentes laterais para se apoiarem.